#2 - Quando foi a última vez que você fez algo por você?
Sobre autocuidado e auto realização.
Essa semana em terapia conversávamos sobre a importância de fazer algo que verdadeiramente queremos, e não somente o que tem que ser feito. Falávamos sobre fazer algo que realmente me motive, independentemente do tamanho do objetivo, como algo pessoal, particular meu. E não sobre as coisas que eu sempre faço por obrigação, porque tenho que fazer, por necessidade ou porque racionalmente me foi a melhor opção.
E nessa conversa, numeramos algumas coisas que eu comecei, ou retomei a fazer esse ano, e que estão mais nesse caminho de projeto pessoal, como começar a escrever aqui e voltar a correr. O que nada tem a ver com as obrigações que tenho, e que muitas destas não estão alinhadas com o que eu quero internamente.
Eu me dei conta disso realmente nesses últimos anos. O quanto é importante fazer algo que se sinta bem, e que faça você se sentir você mesmo, te faz sentir vivo. Isso não precisa ser um grande sonho, um super projeto mirabolante. Pode ser algo pequeno, como no meu caso, simplesmente voltar a correr. O voltar a correr para mim tem muito significado pessoal, e me traz muito para o caminho de encontro comigo mesma.
Eu encontrei a corrida de rua em um momento da minha vida que eu queria mudar, mas não fazia ideia de como, e nem tinha noção ainda de tudo o que precisava mudar. Em uma versão que já começava, bem lentamente, dar sinais que não me encaixava mais. A corrida de rua me trouxe muito mais que superação, me ensinou a acreditar em mim mesma, no poder da minha determinação, minha disciplina e autoconfiança. Me faz bem, me sentir bem comigo mesma, me faz ser uma versão melhor, em todos as áreas da minha vida. Eu me tornei uma pessoa muito apaixonada por correr.
E isso eu faço por mim mesma de fato. Quando eu corro, eu me sinto eu verdadeiramente viva. A superação é comigo mesma, com meu físico, e muito mais com a minha mente. Correr para mim faz parte dessa busca de me encontrar, me descobrir, de desenvolver a minha melhor versão.
E hoje, ao participar da minha primeira prova após alguns anos parada, me emocionei ao cruzar a linha de chegada. Me emocionei por voltar a estar dentro desse esporte, e pela oportunidade de vivenciar isso. E de como é maravilhoso e recompensador fazer algo para mim mesma! Aliás, eu indico a corrida de rua para qualquer pessoa. É inegável que a corrida traz inúmeros benefícios para saúde física, mental e emocional.
Então, tudo isso aqui para fazer o seguinte questionamento: Quando foi a última vez que você fez algo para você mesmo? Que te emotiva, que te dê brilho nos olhos. Não pergunto sobre as coisas que você faz, como trabalhar, cuidar dos filhos, etc. Quando foi a última vez que fez algo para você?
Se parou um tempo para ler aquele livro que gosta, ou que já estava a tempos querendo começar. Ou até mesmo iniciar o habito da leitura.
Ou seria começar a praticar yoga, meditação talvez? Iniciar na academia, por você, para se sentir bem. Começar a correr? Poder sentir o que é superar desafios, superar a você mesmo. Começar aquele curso que não tem nada a ver com o seu currículo profissional. Mas é o que seu coração pulsa, seu coração pede. Viajar sozinho, um sonho antigo de adolescente, criança. Ter aulas de violão, aprender a tocar um instrumento novo. Um dia de massagem, de passeio. Maratonar aquela série favorita. Criar o habito de experimentar novos sabores, novos lugares. Levar você mesmo para tomar um café em um belo lugar. Dançar.
Reflita. O que seu coração pede para você? Pode ser algo simples, e normalmente é. O que te faria se sentir bem, realizado, no caminho de você mesmo. Algo que você faria para você e por você.
"O que quer que você faça, faça-o por você mesmo; não por expectativas externas. Lembre-se de que ninguém pode fazer você se sentir inferior sem o seu consentimento."
Eleanor Roosevelt
Fazer algo por si mesmo para mim é um ato de autocuidado, que pode levar a uma grande realização interior.
Toda vez que eu coloco o tênis e saio para correr, eu estou escolhendo fazer algo para mim mesma, que me faz pessoalmente bem, e que está alinhado a quem eu sou.
Coloque como um dos pilares da sua vida. Então, quando foi a última vez que você fez algo para você mesmo?